
Sobre
O Patronato Berlaar Coronel João Cândido de Aguiar é uma obra social da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria Província Brasileira. Foi idealizado pela Irmã Ghislaine, Irmã Juventina, Irmã Maura, Irmã Cecília, com a licença de Madre Blandina, Superiora Regional da Congregação no Brasil. Assim, com auxílio de D. Emídia Aguiar, de seu filho Enéas de Aguiar, do Sr. Prefeito Amir Amaral e de muitos outros patrocinenses, iniciaram a construção do Patronato Cel. João Cândido, inaugurado no dia 19 de março de 1956, em Patrocínio- MG.

1
NOSSA VISÃO
Manter a solidez, credibilidade e respeito no serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos sendo um referencial para o desenvolvimento humano e sua inclusão social.
2
MISSÃO
Promover ações de Assistência Social, atendendo crianças, em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades socioeducativas que visem à melhoria da qualidade de vida e a promoção humana.
3
VALORES
VERDADE, JUSTIÇA, FRATERNIDADE, SOLIDARIEDADE, AMOR.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica, e possui caráter preventivo e protetivo; atende crianças em grupos para fortalecer as relações sociais, familiares e comunitárias, prevenindo situações de risco e promovendo o protagonismo e a autonomia dos participantes.
As ações são realizadas no contra turno escolar, e tem por foco a construção de um espaço de convivência e fortalecimento de vínculos; a formação para a participação e cidadania; o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças; trabalhando na construção de valores espirituais, contribuindo para sua formação cidadã.
No SCFV, as participantes integram grupos conforme a sua faixa etária e as especificidades do ciclo de vida em que estão. O trabalho nos grupos é planejado de forma coletiva, contando com a participação do técnico de referência, educadoras sociais e das usuárias. O trabalho realizado com os grupos é organizado em percursos progressivos, nos quais há o compartilhamento de informações, orientações e vivências; a valorização da identidade pessoal e coletiva do grupo e da comunidade de que os participantes fazem parte; o incentivo à ampliação de vínculos de apoio e proteção na família e na comunidade, além do estímulo à participação nos diálogos e agendas públicas de interesse e demanda.

Espalhar empatia
através da educação

Garantir a sustentabilidade financeira do Patronato
Ajudar mais crianças e adolescentes






















































