
Sobre
O Patronato Berlaar Coronel João Cândido de Aguiar é uma obra social da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria Província Brasileira. Foi idealizado pela Irmã Ghislaine, Irmã Juventina, Irmã Maura, Irmã Cecília, com a licença de Madre Blandina, Superiora Regional da Congregação no Brasil. Assim, com auxílio de D. Emídia Aguiar, de seu filho Enéas de Aguiar, do Sr. Prefeito Amir Amaral e de muitos outros patrocinenses, iniciaram a construção do Patronato Cel. João Cândido, inaugurado no dia 19 de março de 1956, em Patrocínio- MG.

1
NOSSA VISÃO
Manter a solidez, credibilidade e respeito no serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos sendo um referencial para o desenvolvimento humano e sua inclusão social.
2
MISSÃO
Promover ações de Assistência Social, atendendo crianças, em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades socioeducativas que visem à melhoria da qualidade de vida e a promoção humana.
3
VALORES
VERDADE, JUSTIÇA, FRATERNIDADE, SOLIDARIEDADE, AMOR.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica, e possui caráter preventivo e protetivo; atende crianças em grupos para fortalecer as relações sociais, familiares e comunitárias, prevenindo situações de risco e promovendo o protagonismo e a autonomia dos participantes.
As ações são realizadas no contra turno escolar, e tem por foco a construção de um espaço de convivência e fortalecimento de vínculos; a formação para a participação e cidadania; o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças; trabalhando na construção de valores espirituais, contribuindo para sua formação cidadã.
No SCFV, as participantes integram grupos conforme a sua faixa etária e as especificidades do ciclo de vida em que estão. O trabalho nos grupos é planejado de forma coletiva, contando com a participação do técnico de referência, educadoras sociais e das usuárias. O trabalho realizado com os grupos é organizado em percursos progressivos, nos quais há o compartilhamento de informações, orientações e vivências; a valorização da identidade pessoal e coletiva do grupo e da comunidade de que os participantes fazem parte; o incentivo à ampliação de vínculos de apoio e proteção na família e na comunidade, além do estímulo à participação nos diálogos e agendas públicas de interesse e demanda.

Espalhar empatia
através da educação

Garantir a sustentabilidade financeira do Patronato
Ajudar mais crianças e adolescentes

A FUNDADORA
MARIA THERESIA VERMEYLEN - nasceu em Keerbergem aos 25 de fevereiro de 1776. Não se tem a data exata de sua entrada no Convento de Berlaar, mas sabe-se que pertencia à Comunidade de jovens piedosas e bondosas no zelo para com as crianças desde 1803. Maria Theresia Vermeylen foi uma mulher de origem humilde e de uma fé profunda. Faleceu em Berlaar, no dia 23 de agosto de 1844, seis meses antes da oficialização canônica da Congregação, que aconteceu em 14 de março de em 1845. Com a ajuda do Padre Henrique Francisco Haes, fundou a
Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria com as seguintes finalidades: "educar cristãmente as crianças, ensinando-as a ler e escrever; cuidar da vida de oração, da limpeza e ornamentação da Igreja, dos doentes e idosos, e dos afazeres domésticos." Seu ideal, sem dúvidas, era ver suas Irmãs missionárias sem fronteiras. Porém, não viu seu sonho realizado, mas ele foi seguido com muito ardor, pelas suas companheiras. Conforme nos escreveu: “Para as Irmãs de Hoje e de amanhã”.





















































