
Sobre
A Obra Social Maria Theresia Vermeylen mantém o Centro de Convívio Madre Theresia Vermeylen e o Grupo de Apoio Irmã Renata são obras sociais da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria.
Esta obra teve seu início como um Projeto social do Colégio Berlaar Imaculada Conceição, que foram iniciadas nos anos de 2007 e 2009 respectivamente, na cidade de Montes Claros-MG. Estas obras surgiram na busca da inclusão social para fazer o bem por meio da promoção humana de crianças, adolescentes, jovens, mães, gestantes e idosos.
O que era apenas um Projeto Social, cresceu, ampliando e diversificando seus serviços e atendimentos que em 2021, passou a ter identidade jurídica própria tornando OBRA SOCIAL MARIA THERESIA VERMEYLEN, em que tem como objetivo a formação de grupos de produção, visando a emancipação das famílias e a criação de novas alternativas no mercado de trabalho, através de ações que incentive o desenvolvimento pessoal e social dos seus usuários, transformando a realidade social desta comunidade.
Com o intuito de proporcionar aos moradores condições para uma educação e qualificação de qualidade, a proposta dessa obra social é oferecer, de segunda a sábado, oficinas de matemática, português, leitura, música, bordado e artesanato, práticas esportivas e de lazer, palestras educativas sobre temas diversos, como sexualidade, afetividade, gravidez precoce e outros. Além disso propõe a oferta de cursos e/ou oficinas para a geração de trabalho e renda por meio do Salão Escola e Cozinha e Economia Solidaria

1
NOSSA VISÃO
Ser um referencial na convivência e fortalecimento de vínculos, para o desenvolvimento humano e sua inserção social.
2
MISSÃO
Promover ações de educação e assistência social, atendendo crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de atividades socioeducativas que promovam o exercício da cidadania, cooperação, a solidariedade fraternidade.
3
VALORES
Solidariedade, amor, esperança, respeito e voluntariado.
“CRIANÇA VÊ, OUVE, GUARDA TUDO NA MEMÓRIA E PASSA ADIANTE. PERCEBENDO A EXISTÊNCIA DO AMOR ENTRE NÓS”, ELA OPTARÁ POR ELE.
Maria Theresia Vermeylen -1844
Fundadora da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria de Berlaar.
MARIA THERESIA VERMEYLEN - nasceu em Keerbergem aos 25 de fevereiro de 1776. Não se tem a data exata de sua entrada no Convento de Berlaar, mas sabe-se que pertencia à Comunidade de jovens piedosas e bondosas no zelo para com as crianças desde 1803. Maria Theresia Vermeylen foi uma mulher de origem humilde e de uma fé profunda. Faleceu em Berlaar, no dia 23 de agosto de 1844, seis meses antes da oficialização canônica da Congregação, que aconteceu em 14 de março de em 1845. Com a ajuda do Padre Henrique Francisco Haes, fundou a
Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria com as seguintes finalidades: "educar cristãmente as crianças, ensinando-as a ler e escrever; cuidar da vida de oração, da limpeza e ornamentação da Igreja, dos doentes e idosos, e dos afazeres domésticos." Seu ideal, sem dúvidas, era ver suas Irmãs missionárias sem fronteiras. Porém, não viu seu sonho realizado, mas ele foi seguido com muito ardor, pelas suas companheiras. Conforme nos escreveu: “Para as Irmãs de Hoje e de amanhã”.